
A F1 para mim, é um exemplo nítido de planejamento e trabalho em equipe. O campeonato mundial de '08, foi marcado por diversos 'sinistros' tanto que tirou o título de campeão de Massa. O planejamento é sem dúvida o segredo para o sucesso, e mantê-lo é um diferencial competitivo. Em TI, temos vários conjuntos de 'melhores práticas' (COBIT, ITIL, ISO/IEC 17799, SIX SIGMA, PMBOK, COSO, CMM, etc) que tentam alinhar a tecnologia ao negócio.
Navegando no Blog do Edison Fontes, me deparei com um post bem interessante onde é feita uma analogia entre a F1 e as probabilidades, segue abaixo parte de um fragmento:
" ... O que podemos aprender (ou melhor relembrar) com o mundo real da Formula 1?
1. Pequena probabilidade pode acontecer. Temos a tendência de desprezar situações que têm pouca probabilidade de acontecer. Precisamos utilizar a probabilidade para priorizar e não para descartar.
2. Pequena probabilidade pode acontecer ao nosso favor ou contra nós.
3. Pequenas situações definem grandes perdas.
4. Treinamento e simulação são sempre necessários, mesmo para a melhor equipe.
5. Todos na equipe têm o mesmo valor. Apesar de alguns aparecerem mais (piloto), um erro de um mecânico que abastece o combustível pode custar um campeonato.
6. É necessário definir estratégias. Algumas vezes elas poderão não ser eficazes, mas tendo definido uma estratégia fica mais fácil avaliar os erros e minimizar os erros futuros... "
Parabéns, Felipe Massa!